A Kenmare, empresa de capitais irlandeses que desenvolve as actividades de operações relacionadas com a extracção de areias pesadas localizadas na mina de Topuito, distrito de Moma, província de Nampula, reclama a falta de lucros que não dizem respeito as metas previamente planificadas.
Apesar de não revelar os valores planificados neste período, segundo o relatório de balanço das actividades referentes ao primeiro semestre do presente ano de 2012, aquela empresa mineradora registou um lucro líquido estimado em 38,8 milhões de dólares norte-americanos, num prejuízo calculado em 14,2 milhões de dólares norte-americanos.
A produção de Ilminite no primeiro semestre de 2012 situou-se em 276,600 toneladas e em relação ao zircão totalizou 23,600 toneladas. Estes níveis situam-se muito aquém da meta fixada para o período em análise facto que foi influenciado, igualmente, por factores climáticos caracterizados chuvas que inundaram a mina e ventos fortes que provocaram interrupção das actividades extractivas por algumas horas. O documento acrescenta que o referido valor resultou de uma receita conseguida nos primeiros seis meses do presente ano, que situou-se em 109,1 milhões de dólares, mercê da venda de 321.500 toneladas de Ilmenite e Zircão.
No período em referência, as vendas de areias pesadas situaram-se em 56 milhões de dólares norte-americanos, facto que, do ponto de vista financeiro representa um saldo positivo de 53 milhões de dólares.
A Kenmare aponta no seu relatório balanço que apesar de ao longo do primeiro semestre do ano passado ter registado um volume de produção de 349.400 toneladas de Ilmenite e 27.900 toneladas de zircão, este ano não houve o registo de lucros, devido, segundo os analistas da empresa, à baixa dos preços praticados no mercado internacional, factor aliado a crise económica mundial que afecta as grandes potências financeiras e principais compradores dos seus produtos.
Início da segunda fase prevista para 2013
A Kenmare está determinada em levar a cabo de forma positiva a expansão do seu empreendimento situado no povoado de Topuito até finais do presente ano para que nos primeiros seis meses do próximo ano possa estar garantido o início dos trabalhos referentes a segunda fase da exploração das areias pesadas. Espera-se uma subida dos volumes de produção global em 50 por cento, onde poderá se passar dos 800 mil toneladas de Ilmenite, Zircão e Rutilo para 1.200 milhões de toneladas daqueles minérios para tentar responder a demanda ao nível do mercado, cujo maior comprador é a República Popular da China.
Entretanto, apuramos que, neste momento, decorrem alguns trabalhos no de reforçar a actual capacidade de extracção que consiste na montagem de equipamentos de uma nova unidade fabril de separação magnética de alta intensidade num edifício, onde as obras de construção não interferem nas operações de produção, presentemente, em curso.
Igualmente, está prevista a construção de uma unidade auxiliar destinada ao processamento de Ilmenite com objectivo de impulsionar o aumento da capacidade de produção do mencionado minério bastante procurado no mercado internacional. De referir que as obras de construção do empreendimento que constitui a segunda fase de extracção das areias pesadas estão orçadas em cerca de 200 milhões de dólares norte-americanos que incluem os trabalhos de estudo sobre a inflação das principais moedas sobretudo para aquisição do material usado para o efeito.