O Kashima Antlers tornou-se o primeiro clube japonês a chegar à final do Mundial de Clubes da Fifa ao vencer nesta quarta-feira o Atlético Nacional, da Colômbia, por 3 a 0.
O primeiro golo do Kashima aconteceu aos 33 minutos do primeiro tempo, quando Shoma Doi converteu um pênalti marcado pelo árbitro após imagens de vídeo serem usadas pela primeira vez em uma competição da Fifa. Yasushi Endo marcou o segundo golo do Antlers aos 38 do segundo tempo, ao aproveitar de um erro do guarda-redes Franco Armani e bater de calcanhar para balançar a rede.
O Atlético abaixou a cabeça e dois minutos depois Yuma Suzuki, que tinha acabado de entrar em campo, marcou o terceiro após passe de Mu Kanazaki.
O resultado significa que o campeão japonês irá enfrentar o vencedor da partida de quinta-feira entre Real Madrid e América do México. A final está marcada para domingo.
O Atlético Nacional viajou até o Japão para a disputa do Mundial de Clubes após conquistar o título da Copa Libertadores deste ano.
O clube colombiano também disputaria a final da Copa Sul-Americana contra a Chapecoense, mas o duelo foi cancelado devido ao acidente aéreo com o avião da equipe catarinense, que matou 71 pessoas, em Novembro, e o Atlético entregou o título da competição aos brasileiros.