A Juventus ganhou o título do campeonato italiano pela quinta temporada consecutiva nesta segunda-feira, sem entrar em campo, depois que o Napoli, única equipe que poderia alcançá-la, perdeu por 1 a 0 para a Roma, com um golo de Radja Nainggolan no final.
A Juventus, que lidera a tabela desde que bateu o Napoli por 1 a 0 em fevereiro, abriu 12 pontos de vantagem a três jogos do fim do torneio. Com a conquista, o clube de Turim atingiu o recorde de 32 títulos italianos.
O jogo desta segunda, disputado no Estádio Olímpico quase vazio, representou um fim anti-clímax para uma temporada que prometia ser uma das mais emocionantes em anos.
Durante a primeira metade da temporada, a liderança mudou quase que semanalmente, com Roma, Napoli, Inter de Milão e Fiorentina se revezando no topo. Mas, enquanto os seus rivais vacilavam, a Juventus, que venceu a Fiorentina por 2 a 1 no domingo, teve uma sequência incrível ao conseguir 73 pontos de um total possível de 75, caminhando para o título com jornadas de antecedência.
“Eu sempre digo que só se pode ficar melhor passando por momentos difíceis”, disse no Twitter o técnico da Juve, Massimiliano Allegri, cuja equipe se recuperou de um início ruim que a deixou 11 pontos atrás da liderança, no final de Outubro. “Eu olho para o nosso caminho e isso me faz mais orgulhoso”, completou.