O FC Porto oficializou nesta sexta-feira a demissão do técnico espanhol de futebol Julen Lopetegui à frente do banco dos “dragões” mediante um comunicado publicado no seu site. “A administração do FC Porto tomou a decisão de substituir a equipa técnica liderada por Julen Lopetegui”, pode-se ler no comunicado que acrescenta que o clube português e o treinador estão “neste momento a negociar os termos da rescisão do contrato”.
Até que se nomeie um novo treinador, o adjunto de Lopetegui, o português Rui Barros, vai assumir internamente a direcção técnica da equipa e vai dirigir o treino marcado para esta sexta-feira(08).
A demissão do treinador basco acontece depois do FC Porto ter somado duas derrotas e um empate nos últimos três encontros, o que provocou que perdesse a liderança da Liga Portuguesa de futebol e esteja agora a quatro pontos do líder Sporting.
Os “dragões” também foram eliminados da Liga dos Campeões, embora passem agora a disputar a Liga Europa e continuem vivos na Taça de Portugal.
Lopetegui, de 49 anos, cumpria a sua segunda temporada no FC Porto, com o qual terminou em segundo na Liga na passada campanha e chegou aos quartos de final da Liga dos Campeões.
O técnico basco fechou o ano 2015 com um balanço de 53 vitórias, 16 empates e 9 derrotas em 78 jogos, com 159 golos a favor e 54 contra.