Quitéria Guirengane, da organização Parlamento Juvenil, Paulo Araújo (Associação Moçambicana para o Desenvolvimento de Voluntariado em Moçambique), e Nadja Gomes (Liga dos Direitos Humanos) são três jovens moçambicanos que participaram no Fórum Presidencial de Jovens Líderes Africanos, em Washington. Neste Fórum estes jovens participaram em diversos eventos com pares de outros países do continente e líderes norte-americanos, incluindo o Presidente Barack Obama e a Secretária do Estado, Hillary Clinton, discutindo temas relacionados com a capacitação de jovens, boa governação e oportunidade económica.
Segundo um comunicado de imprensa da Embaixada norte-americana em Maputo a jovem Nadja perguntou ao Presidente Obama o que ele pensa sobre a democracia e boa governação em África. Entretanto, o documento não se refere a resposta de Barack Obama para esta pergunta. “Nadja perguntou ao Presidente Obama sobre a democracia e boa governação em África e vai participar num painel sobre direitos humanos e a criação de parcerias entre a polícia e ONGs”, lê-se no comunicado de imprensa.
A outra moçambicana participante neste encontro, a Quitéria Guirengane, foi escolhida como uma das duas personalidades de toda a África para abrir a conferência num painel no Departamento do Estado. Este encontro proporciona ao Governo americano e aos amigos americanos de África uma oportunidade de aprofundar e alargar a sua compreensão das trajectórias das sociedades africanas e de reflectir sobre até que ponto a próxima geração está a construir o futuro das suas comunidades e dos seus países, tal como os seus antecessores fizeram na época da independência do jugo colonial.
Além do encontro com Barack Obama, o fórum incluiu discussões em grupos de temas como transparência e responsabilidade, criação de emprego e empreendedorismo, defesa dos direitos de uso da tecnologia para capacitar pessoas e comunidades.