Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

Jovem morre de covid-19 em Nampula, surto continua activo nas instalações da petrolífera Total

coronavirus2812-benigna1

A Directora Nacional Adjunta de Saúde Pública, Dra. Maria Benigna Matsinhe, anunciou o registo da 162ª vítima mortal da covid-19 em Moçambique, “trata-se de paciente do sexo feminino, de 27 anos de idade e de nacionalidade moçambicana”. Um novo surto da pandemia eclodiu na Província de Inhambane e continua activo o novo coronavírus no acampamento da petrolífera Total na Província de Cabo Delgado.

“Queremos lamentar o registo de um óbito em paciente infectado pelo novo coronavírus, na Província de Nampula. Trata-se de paciente do sexo feminino, de 27 anos de idade e de nacionalidade moçambicana que evoluiu para óbito após o agravamento do seu estado de saúde durante o período de internamento em uma unidade hospitalar na Província de Nampula. O óbito foi declarado no dia 26/12/2020”, anunciou em conferência de imprensa a Directora Nacional Adjunta de Saúde Pública.

Foi o 162º óbito pela pandemia em Moçambique, o 7º registado na Província de Nampula e o 9º entre os doentes na faixa dos 20 aos 29 anos de idade.

Segundo a Dra. Maria Benigna Matsinhe nas últimas 24 horas testaram positivo apenas 45 novos indivíduos, todos em resultado de transmissões locais, entre 43 moçambicanos e um sul-africano, elevando para 18.310 o cumulativo de casos positivos registados no país desde o início da pandemia em Março.

Entretanto o Director Geral Adjunto do Instituto Nacional de Saúde, Dr. Eduardo Samo Gudo Júnior, revelou que o surto que há cerca de 2 semanas eclodiu nas instalações da petrolífera francesa Total na Península de Afungi, no Distrito de Palma, na Província de Cabo Delgado, continua activo com dezenas de infectados.

“As autoridades de Saúde de nível Central, Instituto Nacional de Saúde e Direcção Nacional de Saúde Pública, estão a trabalhar juntamente com a Direcção Provincial de Saúde e os Serviços Provinciais de Saúde de Cabo Delgado com a Total com vista a assegurar o rápido controlo do surto de covid no acampamento em Afungi”, esclareceu ao @Verdade o Dr. Eduardo Samo Gudo Júnior.

O epidemiologista moçambicano chamou ainda atenção “que Afungi foi o primeiro acampamento onde foi identificado surto de covid no mês de Abril, esse surto foi debelado com muita eficiência e houve muita experiência que foi adquirida pela empresa, pelas direcções locais e pelo Ministério da Saúde e são essas medidas que estão a ser utilizadas para que o surto seja controlado com a mesma eficiência”.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *