Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

Jovem morre de covid-19 em Moçambique, novo surto nas instalações da Total

coronavirus2112-benigna

A Directora Nacional Adjunta de Saúde Pública, Dra. Maria Benigna Matsinhe, anunciou a morte, nesta segunda-feira (21), de um jovem pelo novo coronavírus, “trata-se de um paciente do sexo masculino, de 46 anos de idade e de nacionalidade moçambicana”. As autoridades de Saúde confirmaram a eclosão de um novo surto da covid-19 nas instalações da petrolífera Total na Península de Afungi.

“Queremos lamentar o registo de um óbito em paciente vítima do novo coronavírus, na Cidade de Maputo. Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 46 anos de idade e de nacionalidade moçambicana, que evoluiu para óbito após o agravamento do seu estado de saúde durante o período de internamento em uma unidade hospitalar na Cidade de Maputo. O óbito foi declarado no dia 21/12/2020”, revelou a Directora Nacional Adjunta de Saúde Pública.

Foi o 149º óbito devido a pandemia em Moçambique, o 116º registado na Cidade de Maputo, e o 12º entre os infectados na faixa dos 40 aos 49 anos de idade.

De acordo com a Dra. Maria Benigna Matsinhe nas últimas 24 horas testaram positivo mais 127 indivíduos, todos em resultado de transmissões locais, entre eles 124 moçambicanos, um argentino, um indiano e um italiano, que elevaram para 17.695 o cumulativo de casos positivos registados no país desde Março.

A maioria dos novos doentes, 52 infectados, foi identificada no Distrito Municipal de KamPfumo, elevando para 9.314 o total de casos positivos na Cidade de Maputo.

Entretanto eclodiram novos surtos na Província de Gaza, na Cidade de Xai-Xai foram detectados 17 doentes e no Município de Mandlakazi foram detectados 4 doentes.

Na Cidade de Nampula foram identificados 17 novos doentes.

Três surtos eclodiram na Província da Zambézia, no Município da Maganja da Costa foram identificados 5 infectados, na Cidade de Quelimane foram identificados 4 infectados e no Distrito de Nicoada 2 infectados.

Na Província de Inhambane existem surtos no Distrito de Inharrime onde foram detectados 5 infectados, no Distrito de Homoíne 4 infectados, na Cidade de Inhambane 3 infectados, no Distrito de Inhassoro 3 infectados e na Cidade da Maxixe 1 infectado.

Na Província de Maputo foram diagnosticados 4 novos doentes na Cidade da Matola, 2 no Distrito de Marracuene, 2 no Município da Manhiça, 1 no Município de Boane e 1 no Distrito da Moamba.

Novo surto nas instalações da petrolífera Total

Durante a conferencia de imprensa semanal o Director Nacional para a Área de Inquérito e Monitoria de Saúde, Dr. Sérgio Chicumbe, confirmou a eclosão de um novo surto nas instalações da petrolífera Total na Península de Afungi, no Distrito de Palma, na Província de Cabo Delgado.

“Tudo indica que terá sido transmissão local, medidas vigorosas estão implementadas desde o primeiro surto naquele local, mas como sabemos todas as medidas reduzem o risco mas não eliminam. Há um processo investigativo com o aumento de testagens vindas de Cabo Delgado, aparentemente a taxa de positividade é baixa, dando indicação do controlo da situação”, esclareceu o Dr. Sérgio Chicumbe.

Recorde-se que no início da pandemia um surto nas instalações da Total em Afungi infectou centenas de indivíduos e propagou o novo coronavírus por quase todas as províncias de Moçambique.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *