Embora ainda com casos esporádicos o novo coronavírus continua a propagar-se na Cidade de Maputo. “(…) Registamos o 9º e o 10º casos positivos em Moçambique”, anunciou nesta quarta-feira (01) a Directora Nacional de Saúde Pública que indicou que os novos doentes são um jovem moçambicanos de 18 anos de idade que regressou recentemente de Portugal e o outro um indivíduo de nacionalidade sul-africana com mais de 60 anos de idade. A Dra. Rosa Marlene admitiu que os contactos destes novos doentes de covid-19 estão fora de controle.
“Os resultados que temos do Instituto Nacional de Saúde indicam que até ao dia 1 de Abril de 2020 foram testados um total de 284 casos suspeitos, dos quais 17 nas últimas 24 horas. Dos novos testados todos revelaram-se negativos para o covid-19”, disse em conferência de imprensa a Directora Nacional de Saúde Pública, Dra. Rosa Marlene.
A responsável de Saúde Pública ajuntou que “como é do vosso conhecimento no nosso país existem algumas unidades sanitárias do sistema privado que também fazem testes do covid-19 em países estrangeiros, assim temos o registo de mais dois casos positivo, testados num laboratório na África do Sul. Com isto, hoje, registamos o 9º e o 10º casos positivos em Moçambique”.
De acordo com a Dra. Rosa Marlene “um dos casos é de um indivíduo do sexo masculino com mais de 18 anos de idade, de nacionalidade moçambicano que regressou, recentemente de Portugal. O outro caso registou-se num indivíduo de nacionalidade sul-africana com mais de 60 anos de idade. As nossas equipas de vigilância estão a realizar a investigação com vista a obtenção de mais informações sobre o segundo caso”.
A Directora Nacional de Saúde Pública explicou: “Nós recebemos essa informação há pouco tempo e as nossas equipa de vigilância estão a realizar mais investigações no terreno com vista a obtenção de mais detalhes”.
“Um doente é da Cidade de Maputo, o outro ainda estamos a esclarecer com o Laboratório porque não fomos nós que realizou o teste, há umas questões que precisamos de caracterizar melhor os doentes” no entanto a Dra. Rosa Marlene admitiu que o actual número de indivíduos que contactaram com infectados na Cidade de Maputo, que ainda é de 124 contacto em acompanhamento, “vai mudar no seguimento dos dois casos novos que acabamos de anunciar”.
Dois novos doentes podem ser de transmissão local e não se sabe quantas pessoas contactaram
O @Verdade apurou que embora a Directora Nacional de Saúde Pública tenha dado a entender que os dois novos infectados possam ser casos importados do covid-19 o Boletim Diário nº 15, compilado pelo Ministério da Saúde (MISAU), indica como características dos novos doentes um esteve em “contacto com pessoa com doença respiratória grave” e que outro esteve em “contacto com caso confirmado positivo”.
Ademais a relação dos casos suspeitos por serem “provenientes de país afectado” mantém-se inalterado há vários dias. Recorde-se que a terceira doente infectada pelo novo coronavírus em Moçambique é uma cidadã sul-africana residente na Cidade de Maputo.
Para agravar o descontrole dos contactos destes dois novos infectados o @Verdade apurou que as recolhas das amostras para estes dois testes feitos pelo laboratório privado, que não foi identificado pela Directora Nacional de Saúde Pública, só podem ter acontecido há mais de 48 horas tendo em conta que as ligações aéreas com a África do Sul estão suspensas desde o passado dia 27 de Março.
Portanto o novo e o décimo doente de covid-19 terão realizados os testes mais não ficaram em isolamento, quiçá terão ficado em quarentena domiciliar mas em contacto com um número desconhecido de outros cidadãos.
O @Verdade apurou ainda no Boletim Diário do MISAU nº 15 que existem 12 cidadãos a quem foi realizado o teste ao novo coronavírus em laboratórios privados não especificados e que aguardam resultados há vários dias.