Na próxima segunda-feira, dia 5 de Março, uma jovem desportista moçambicana de 31 anos de idade, começa a escalar o o monte Kilimanjaro, na Tanzania, como forma de demonstrar o seu apoio, e compromisso, à campanha do Secretario Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, para a Eliminação da Violência Contra a Mulher e Rapariga no mundo (UNIDOs).
Segundo um comunicado da ONU Mulheres em Maputo, a jovem Maria Dumenia Maposse vai escalar a montanha mais alta do nosso continente – que tem o seu pico a 5.891 metros – com um grupo de outros desportistas e celebridades africanas, que apoiam à campanha referida e já estão na Tanzania desde passado dia 29 de Fevereiro, na fase final da preparação.
O grupo pretende chegar ao pico mais alto do monte Kilimanjaro no dia 8 de Março, para coincidir com Dia Internacional da Mulher que se comemora nessa data e, cada membro da expedição deverá ler uma carta de compromisso em representação do seu país de origem.
Maria é praticante de boxe e foi selecionada para participar nesta expedição pelo Ministério da Juventude e Desportos, em representação do nosso país.
Em Moçambique, a campanha UNIDOs é liderada pelo Ministério da Mulher e Acção Social por parte do Governo e pela ONU Mulheres ao nível das Nações Unidas e conta com a participação activa de vários actores incluindo da Sociedade Civil.