A Cidade de Maputo registou mais duas vítimas mortais da pandemia do novo coronavírus, “trata-se de um paciente do sexo feminino, de 44 anos de idade e outro, do sexo masculino, de 69 anos de idade, ambos de nacionalidade moçambicana”. Nesta quarta-feira (30) Moçambique importou os primeiros casos positivos da África do Sul, desde que foi identificada a nova variante da covid-19.
O Ministério da Saúde (MISAU) anunciou o registo de mais dois óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus, na Cidade de Maputo. “Trata-se de um paciente do sexo feminino, de 44 anos de idade e outro, do sexo masculino, de 69 anos de idade, ambos de nacionalidade moçambicana que evoluíram para óbito após o agravamento do seu estado de saúde durante o período de internamento em unidades hospitalares na Cidade de Maputo. Os dois (2) óbitos foram declarados no dia 29/12/2020”.
Foi a 92ª vítima mortal na faixa dos 60 ou mais anos de idade e a 14ª entre os doentes com 40 a 49 anos de idade, elevando para 165 o cumulativo desde que a pandemia eclodiu em Moçambique, 132 delas registadas na Cidade de Maputo.
O boletim epidemiológico do MISAU refere ainda que nas últimas 24 horas testaram positivo para o SARS-CoV-2 mais 113 indivíduos, três deles “casos importados são de indivíduos de nacionalidade moçambicana e provenientes da África do Sul”, os primeiros desde que foi identificada a variante 501.V2 da pandemia, durante este mês de Dezembro.
Para além dos novos infectados importados do país vizinho contraíram localmente o novo coronavírus 99 moçambicanos, um sul-africano, um brasileiro, um libanês, um alemão e cinco portugueses, elevando para 18.485 o cumulativo de casos positivos registados desde Março no país.
O @Verdade apurou que 67 dos novos doentes foram identificados no Distrito Municipal de KamPfumo, aumentando para 9.753 o total de casos positivos na Cidade de Maputo e onde mais onze infectados foram internados, subindo para 50 o total de doentes sob cuidados hospitalares na capital moçambicana.
Novos surtos foram detectados na Cidade da Matola, com 8 infectados, no Distrito de Marracuene, 6 infectados, no Distrito de Matutuíne, 4 infectados, e no Município da Namaacha, 3 infectados, que elevara para 3.007 o cumulativo de casos positivos na Província de Maputo.
Entre terça e quarta-feira foram ainda diagnosticados oito infectados na Cidade de Pemba, oito na Cidade da Beira, sete na Cidade de Nampula, um na Cidade de Quelimane e outro na Cidade do Chimoio.