O jornalista ruandês Etienne Besabesa Mivumbi está detido desde segunda-feira u?ltima por “espionagem”, na prisão central de Muyinga, no nordeste do Burundi, na fronteira com o Ruanda.
De acordo com a Rádio Nacional do Burundi, citando o procurador da Repu?blica em Muyinga, Ernest Nduwimana, o jornalista rwandês está detido juntamente com um outro compatriota seu que lhe servia de condutor de moto.
O procurador disse ter em sua posse fotos tiradas pelo jornalista da estação de rádio “Izuba” (sol no idioma local Kinyarwanda) em solo burundês “sem autorização nem credenciamento prévios.”
Uma máquina fotográfica equipada de um gravador e as chaves de contacto da moto figuram entre os objetos apreendidos dos supostos espiões, de acordo com o procurador que anunciou a abertura de um inquérito.
A lei burundesa autoriza uma detenção preventiva de 15 dias. As autoridades burundesas têm prestado uma atenção particular à fronteira com o Ruanda desde que os cidadãos burundeses começaram, em Abril passado, a fugir em massa do seu país para se refugiar no vizinho do norte, por medo da insegurança ligada à crise pré-eleitoral no Burundi.