Um jornalista da revista The New Yorker pediu demissão, esta Segunda-feira (30), depois de admitir que inventou frases atribuídas ao cantor e compositor Bob Dylan, publicada num seu livro.
Jonah Lehrer, escritor e jornalista especializado em ciência, disse em nota divulgada pela sua editora, a Houghton Mifflin Harcourt, que mentiu semanas atrás a um jornalista da publicação electrónica Tablet que questionou a autenticidade das declarações atribuídas a Dylan no livro “Imagine: How Creativity Works” (“imagine: como funciona a criatividade”).
O repórter Michael Moynihan começou a investigação porque Lehrer vinha reutilizando as frases em vários blogs da New Yorker.
“As declarações em questão ou não existiram, foram erros não-intencionais de citação, ou representam combinações inadequadas de declarações previamente existentes”, disse Lehrer.
Ele também admitiu que mentiu a Moynihan quando disse que as frases haviam sido tiradas duma entrevista gravada, que estava num arquivo e teria sido cedida por agentes de Dylan.
“Essa foi uma mentira dita num momento de pânico. Quando o sr. Moynihan deu prosseguimento, continuei a mentir, e disse coisas que não deveria ter dito”, afirmou Lehrer.
“As mentiras acabaram agora. Entendo a gravidade da minha posição. Quero pedir desculpas a todos a quem decepcionei, especialmente aos meus editores e leitores.”