O grupo terrorista nigeriano Boko Haram ameaçou matar um jornalista nigeriano por redigir um artigo que ele qualifica de “infiel”.
Segundo a edição desta terça-feira do diário privado “The Cable”, os terroristas enviaram um correio electrónico ao editor-chefe do jornal “Thisday”, Adeola Akinremi, depois de um artigo intitulado “Por que Boko Haram não merece a nossa amnistia”.
Akinremi escreveu o seu artigo depois duma viagem a Adamawa, um dos três Estados mais afectados pela insurreição do Boko Haram no nordeste, para inquirir sobre o rumo dos deslocados internos.
“Vimos a tua mão contra nós. Inchala, você vai morrer como os outros infiéis que capturámos”, lê-se no correio electrónico assinado por Abu Musab Abul-Barnawi. “Você juntou-se aos nossos inimigos. Fizeste-te o seu porta-voz, mas vamos matar-te Inchallah. É uma missão sagrada para Allah, portanto, pare de escrever contra nós. Não te pedimos para te arrependeres porque, devido ao teu erro, vamos utilizar o teu sangue para enviar uma advertência aos outros”, insistiu a mensagem.
Segundo o jornal The Cable, a mensagem foi enviada a 10 de Maio, mas apenas foi revelada terça-feira. Nenhuma razão foi dada para este atraso.
O Boko Haram matou pelo menos dois jornalistas nigerianos, designadamente, um em Outubro de 2011 e outro em Janeiro de 2012. O jornal Thisday já foi vítima dos ataques do Boko Haram com atentados à bomba perpetrados contra as suas instalações em Abuja, a capital federal, e em Kaduna, no norte do país.