Com o pavilhão polivalente do Maxaquene superlotado e festivamente engalanado, teve início,na tarde de quarta-feira, em Maputo, a sétima edição dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), uma autêntica festa desportiva que aglutina, em salutar convívio de irmandade, cerca de setecentos jovens atletas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe.
Usando da palavra na cerimónia de abertura, o Presidente da República, Armando Guebuza enalteceu a importância do evento, que, além de proporcionar gratificante divertimento aos nossos jovens, constituirão um convívio de inolvidável memória nas suas vidas.
Guebuzou recomendou aos atletas participantes para dignifiquem esta edição, oferecendo-lhe, não só o melhor das suas forças físicas, da sua criatividade e desempenho, mas, também e sobretudo, promovendo, mercê do seu comportamento irrepreensível e exemplar, dentro e fora dos campos e das pistas, os valores da solidariedade, do respeito mútuo e das regras desportivas e do “fair play”.
O Chefe do Estado observou, ainda, a necessidade dos dirigentes e técnicos se assumirem como os promotores dos valores mais nobres do desporto, designadamente a amizade, a tolerância e o respeito pela verdade desportiva.
E sublinhou depois que o público desfrute destes dez dias em que se desenrolarão os Jogos da CPLP como um divertimento sadio, uma forma de lazer, uma expressão de arte e beleza, uma festa de encontro e de diálogo entre as diferentes culturas que enriquecem a nossa comunidade.