Uma das quatro escolas secundárias construídas com o financiamento do Governo do Japão em Moçambique será inaugurada, esta Segunda-feira.
Trata-se da escola Secundária de Chissano, na província meridional de Gaza, que conta com oito salas de aulas, um bloco administrativo, laboratórios e ginásio.
Esta escola secundária junta-se a outras três, designadamente: Mandlakazi, em Gaza, Nkobe e Kongolote, na província de Maputo, construídas no âmbito dos acordos de assistência ao sector de educação pelo Governo Japonês a Moçambique e cuja inauguração está para breve.
Para este lote de escolas, o Japão desembolsou um pouco mais de um bilião de Ienes japoneses, equivalente a 11,4 milhões de dólares norte-americanos.
As obras de construção desta unidade escolar arrancaram em Novembro de 2010 e foram concluídas em finais do ano passado. As mesmas foram executadas pela CETA e fiscalizadas pela “Matsuda Consulting”.
A inauguração desta escola devidamente apetrechada com mobiliário escolar será realizada com a presença do Governador da Província de Gaza, Raimundo Diomba, o vice-ministro da educação, Augusto Jone, e o embaixador do Japão em Moçambique, Eiji Hashimoto.
De referir que o Governo tem estado a investir, com o apoio dos seus parceiros, na construção de infra-estruturas escolares com vista a garantir que os alunos possam estudar em melhores condições e por outro lado, com o objectivo de expandir o acesso ao ensino no país.