O Japão acaba de desembolsar o equivalente a 1,1 bilião de meticais para financiar a construção de 13 novas pontes nas zonas Centro e Norte de Moçambique durante o período 2014/2016.
As infra-estruturas visam aumentar a circulação de pessoas, facilitar o escoamento de produtos para zonas de comercialização e aumentar as trocas comerciais entre empreendedores nacionais e dos outros países vizinhos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Com as novas infra-estruturas, deverá totalizar 44 o número de pontes financiadas pelo Japão em Moçambique, desde 2006, segundo fonte da Embaixada nipónica em Maputo.
Para além de pontes, aquele país asiático está envolvido na construção e reabilitação de estradas, electrificação rural e apoio à transformação da agricultura de subsistência em comercial.
As áreas da Saúde, Educação, combate às mudanças climáticas e envio de voluntários em casos de desastres naturais são outras acções que contam com o apoio financeiro e institucional japonês em Moçambique.

