A Federação Internacional de Futebol divulgou na manhã desta quinta-feira (29) a lista dos três finalistas que concorrem para a Bola de Ouro, edição 2012, do melhor jogador do mundo. Trata-se do argentino Lionel Messi, actual detentor do troféu, do espanhol Andrés Iniesta e do português Cristiano Ronaldo.
Segundo a lista tornada pública, Messi e Iniesta, ambos do Barcelona, e Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, são os únicos jogadores que estão na corrida para o aguardado prémio.Aquele organismo que superintende o futebol mundial anunciou ainda que o referido troféu será entregue pelo antigo capitão da selecção inglesa David Beckham, a 07 de Janeiro próximo na cidade suíça de Zurique.
Um facto que chama atenção neste anúncio é que os três jogadores fizeram também parte da lista dos finalistas nas edições anteriores, à distinção de melhor jogador da Europa, referente ao ano de 2011, cujo prémio foi conquistado por Iniesta nesse ano.
Nenhuma surpresa na lista
Nenhum destes três finalistas constitui um motivo de surpresa. Para o argentino Lionel Messi esta é a sexta vez consecutiva que faz parte da lista tendo perdido as duas primeiras para o brasileiro do Real Madrid, Kaká, em 2007, e Cristiano Ronaldo, em 2008. Ficou em terceiro e segundo lugares respectivamente.
Conquistou o primeiro lugar desde 2009 até ao presente. Neste ano, caso Messi conquiste o troféu, entrará definitivamente para a história do futebol mundial, tornando-se no primeiro jogador a ser coroado quatro vezes consecutivas e o único com o mesmo número.
Já Cristiano Ronaldo, que venceu o prémio em 2008, depois de 2007 ter ficado em segundo, no seu ano de estreia, só não fez parte da lista em 2010.
Porém, ficou também em segundo em 2009 e 2011, perdendo sempre para o Lionel Messi. Andres Iniesta ganhou a bola de prata em 2010.
