Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Iraque vai interromper ataques aéreos a áreas civis controladas pelo Estado Islâmico

O primeiro-ministro iraquiano, o xiita Haider al-Abadi, disse, este sábado (13), que havia ordenado a interrupção pela Força Aérea de ataques a áreas civis, atendendo a uma condição colocada por líderes muçulmanos sunitas para que apoiassem a sua campanha contra os militantes do Estado Islâmico.

Os grupos de defesa dos direitos humanos dizem que os ataques realizados pelo governo iraquiano, este ano, muitos em áreas controladas pelo Estado Islâmico, que ocupa cerca de um terço do país, têm alvejado civis indiscriminadamente.

“Ordenei que a Força Aérea Iraquiana interrompesse o bombardeio a áreas civis, mesmo nas cidades controladas pelo EIIL”, disse Abadi na sua conta oficial no Twitter, usando o acrónimo para Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), denominação usada anteriormente pelo Estado Islâmico.

O representante da ONU no Iraque, Nickolay Mladenov, recebeu bem o anúncio, que foi repetido por Abadi, este sábado, numa conferência sobre refugiados, em Bagdad. “A protecção de civis e a garantia da sua segurança é uma prioridade fundamental para as Nações Unidas”, disse Mladenov.

Os diplomatas e políticos iraquianos de todas as matizes esperam que Abadi, cujo gabinete foi formado na última segunda-feira, consiga sanar o sistema político do país em prol da formação de uma frente única contra o Estado Islâmico.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts