Onze iranianos sequestrados na Síria já foram libertados, mas outros 18 continuam em cativeiro, disse o vice-chanceler do Irão, esta quarta-feira. Hossein Amir Abdollahian disse que os sequestradores pretendem pressionar o Irão a abandonar o seu apoio ao governo sírio, que há 11 meses reprime com violência uma onda de protestos contra o presidente Bashar al-Assad.
O Irão é um dos mais importantes aliados da Síria na região. “Vamos manter o nosso sério apoio ao povo sírio e ao presidente Assad dentro do marco do seu programa de reformas e no combate à intervenção estrangeira e ao terrorismo”, disse Abdollahian em entrevista colectiva em Damasco.
Ele não explicou como os 11 reféns iranianos foram soltos. “Felizmente, os esforços levaram à liberação de 11 iranianos sequestrados, e há continuados esforços para obter a libertação de 11 outros visitantes iranianos que entraram na Síria por terra”, afirmou.
“Os esforços também estão em andamento para garantir a libertação de sete engenheiros.” Mês passado, rebeldes sírios divulgaram um vídeo mostrando sete homens descritos como soldados iranianos. Não foi possível verificar a autenticidade do vídeo.