Cerca de 65 milhões de dólares norte-americanos estão a ser aplicados em obras de ampliação da fábrica de separação mineral do projecto das areias pesadas de Moma, na província nortenha de Nampula.
Elas deverão ser concluídas até finais de 2012, segundo fonte autorizada do projecto, realçando que a procura dos produtos da Kenmare registou um aumento considerável, em 2011, estando o ilmenite no mercado externo ao preço de 100 dólares norte-americanos por tonelada, o que representa “um aumento de 3 a 4 vezes ao longo do ano, impulsionado pelas condições de mercado”, realça o documento do empreendimento enviado ao Correio da manhã.
Logo no início de 2012, a Kenmare, dona do projecto das areias pesadas de Moma, em Nampula, tem preços garantidos para novos contratos, a partir do primeiro semestre, na faixa entre os 300 dólares norte-americanos e os 400 dólares norte-americanos por tonelada.
Assim, o preço do zircão, por sua vez, mais do que duplicou em 2011, passando de USD1000/ton. para USD2400/ ton. até finais de 2011, enquanto os preços do rutilo aumentaram significativamente durante 2011, estando agora acima dos dois mil dólares norte-americanos por tonelada.
O mesmo documento realça que o projecto já começou a renovar contratos com os seus clientes e, por acordo entre as partes interessadas, os preços dos minerais foram revistos em alta, o que acontecerá na generalidade por cada semestre e em função das quantidades negociadas.
Os contratos foram fixados após a Kenmare ter sido forçada a estabelecê-los através de contratos de fornecimento de matérias-primas a longo prazo e a preços muito abaixo dos praticados actualmente no mercado internacional, como forma de garantir os meios financeiros necessários para a construção da primeira fase do empreendimento.
Produção incrementa em 15%
Entretanto, o projecto das areias pesadas de Moma reclama ter produzido cerca de 225,6 toneladas de concentrado de minerais pesados, no quarto trimestre de 2011, representando um aumento de 15% em relação ao terceiro trimestre do mesmo ano.
A produção do ilmenite e zircão cresceu em 13% e 12%, respectivamente, no quarto trimestre de 2011, comparativamente ao terceiro trimestre.
As exportações da sua produção geraram uma receita de 167,5 milhões de dólares norte-americanos, representando um aumento de 83% em relação à receita de 91,6 milhões de dólares norte-americanos de 2010.