Mais de 100 mil pessoas tiveram de deixar as suas casas devido a inundações no sudeste da Nigéria, anunciou o Presidente do país, Muhammadu Buhari.
Na sua conta no Twitter, o Presidente afirmou que as primeiras estimativas apontam para mais de 100 mil pessoas deslocadas devido às cheias na região de Benue e manifesta preocupação com a situação.
“Durante as duas últimas semanas houve muita chuva”, disse Helen Teghtegh, da organização não-governamental local Community Links and Human Empowerment Initiative, que lançou um pedido de donativos para os afetados.
“Nesta altura não temos um número preciso, não sabemos o número de vítimas, mas amanhã devemos saber mais depois de falarmos com várias fontes no terreno”, explicou.
Por sua vez, o Presidente nigeriano declarou que pediu à agência nacional de gestão de catástrofes para agir, depois de muitas vozes terem criticado nos ‘media’ locais a inação das autoridades.
A região de Benue, que vive essencialmente da agricultura, registou várias inundações nos últimos anos, devido às fortes chuvas e à abertura de comportas em barragens nos Camarões, país vizinho.
Em 2012, a Nigéria registou cheias em 30 dos seus 36 estados. Centenas de pessoas morreram e as chuvas provocaram perto de 2 milhões de deslocados.