Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Intoxicação com etanol causa 18 mortos na Nigéria

Uma intoxicação com etanol poderia estar na origem da morte de 18 pessoas em Ode Irele, no Estado de Ondo (sudoeste da Nigéria), desde 15 de Abril último, anunciou o Governo nigeriano.

Segundo o comissário para a Saúde, Dayo Adeyanju, os resultados preliminares da autópsia realizada às vítimas revelam intoxicação com etanol e não doença contagiosa, o que apazigua as preocupações sobre uma nova epidemia do vírus do Ébola no país mais povoado de África.

“As nossas investigações mostraram que as vítimas, que são condutores de motorizadas, mobilizaram-se para beber uma substância alcoólica misturada com raízes e outras ervas locais na véspera do aparecimento da doença. Eu posso garantir-lhes que a doença não é contagiosa. O facto de que nenhum agentes de saúde contraiu a doença demonstra isso”, indicou Adeyanju, citado na imprensa desta segunda-feira.

“Suspeitamos fortemente uma intoxicação com etanol e ordenámos outros testes toxicólogicos aos sobreviventes”, acrescentou.

O comissário para a Saúde afirmou que nenhum caso foi registado nos últimos três dias e das 23 pessoas afetadas 18 sucumbiram. Ele indicou que os cinco sobreviventes, que ficaram cegos, foram transferidos para o Hospital Universitário de Ibadan, no sudoeste do país, para exames e controlo mais intensos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que a intoxicação a este pesticida é a causa provável destas mortes misteriosas, rejeitando assim a preocupação de ressurgimento do vírus do Ébola ou duma outra doença viral.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!