Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Interrompido Financiamento de novos projectos do FIL

Devido ao fraco nível de reembolso dos valores alocados desde 2006, no âmbito do Fundo de Investimento as Iniciativas Locais (FIL), o governo do distrito de Nacala decidiu paralizar, por um período de seis meses, o financiamento de novos projectos.

Falando ao Wamphula fax, António Pilale, administrador do distrito de Nacala- Porto, revelou que, dos cerca de 31.888.090,00 meticais que o distrito recebeu desde o ano de 2006, apenas foram reembolsados, até à data, 724.840,00 meticais, valor considerado baixo para o financiamento de novos projectos.

Entretanto, o nosso entrevistado disse que, para inverter a situação, foi já criada uma comissão incumbida de apurar junto das Associações do distrito os principais constrangimentos que os respectivos membros enfrentam na gestão daquele fundo.

De acordo, ainda, com o administrador de Nacala-Porto, depois da pesquisa, iniciada no mes passado, seguir-se-à o processo de sensibilização às associações daquele distrito sobre as medidas a serem tomadas pelo governo em casos de incumprimento do reembolso dos financiamentos.

Por outro lado, António Pilale disse que, apesar dos fracos índices de devolução dos valores, o distrito de Nacala-Porto conheceu um acelerado desenvolvimento sócioeconómico graças ao aumento das áreas de cultivo e de pequenos negócios, no âmbito do FIL anualmente alocado a todos os distritos do país.

Refira-se que, desde 2006, o governo do distrito de Nacala- Porto financiou, através do Conselho Consultivo local, 356

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts