Devido ao fraco nível de reembolso dos valores alocados desde 2006, no âmbito do Fundo de Investimento as Iniciativas Locais (FIL), o governo do distrito de Nacala decidiu paralizar, por um período de seis meses, o financiamento de novos projectos.
Falando ao Wamphula fax, António Pilale, administrador do distrito de Nacala- Porto, revelou que, dos cerca de 31.888.090,00 meticais que o distrito recebeu desde o ano de 2006, apenas foram reembolsados, até à data, 724.840,00 meticais, valor considerado baixo para o financiamento de novos projectos.
Entretanto, o nosso entrevistado disse que, para inverter a situação, foi já criada uma comissão incumbida de apurar junto das Associações do distrito os principais constrangimentos que os respectivos membros enfrentam na gestão daquele fundo.
De acordo, ainda, com o administrador de Nacala-Porto, depois da pesquisa, iniciada no mes passado, seguir-se-à o processo de sensibilização às associações daquele distrito sobre as medidas a serem tomadas pelo governo em casos de incumprimento do reembolso dos financiamentos.
Por outro lado, António Pilale disse que, apesar dos fracos índices de devolução dos valores, o distrito de Nacala-Porto conheceu um acelerado desenvolvimento sócioeconómico graças ao aumento das áreas de cultivo e de pequenos negócios, no âmbito do FIL anualmente alocado a todos os distritos do país.
Refira-se que, desde 2006, o governo do distrito de Nacala- Porto financiou, através do Conselho Consultivo local, 356