Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Interdita a venda de medicamentos tradicionais no mercado

A venda de medicamentos tradicionais em qualquer esquina vem sendo moda nos últimos anos. Tudo isso agudizou-se com o aparecimento de muitos médicos tradicionais, vulgos curandeiros que instalam-se em qualquer lugar colocando em muitas vezes placas anunciando que tratam diversas enfermidades. No distrito da Maganja da Costa, vem já uma alerta da Associação dos Médicos Tradicionais de Moçambique, vulgo AMETRAMO.

Quem fôr encontrado a vender raízes no mercado está mal. E não so a venda de raízes está interdita nos mercados, mas também a AMETRAMO na Maganja diz que em todos locais, ou seja, naquele distrito, já não se admite a venda de raízes que se dizem serem medicamentos tradicionais. A medida segundos os mandantes, visa colmatar a proliferação de raízes que ganharam terreno neste pais e na província da Zambézia em particular.

“Muitos apanham raízes de qualquer árvore e dizem que é medicamento para cura, mas que na verdade não cura nada” Uma fonte da AMETRAMO disse ao nosso jornal que neste momento está em curso um trabalho junto com as autoridades de justiça, com particular destaque com a Polícia da República de Moçambique (PRM), para que a operação tenha sucessos e os prevaricadores sejam punidos exemplarmente.

A mesma fonte acrescentou também que a agremiação que responde pelos médicos tradicionais naquela região, já foi confrontada com casos de venda de raízes impróprias para o consumo humano, dai que surgiu esta medida de interditar a venda de qualquer raiz que se diga medicamento no mercado.

Porém, a mesma fonte fez saber que aquele que queira fazer, devera passar pela sede da AMETRAMO, no sentido de se provar que ele é mesmo praticante da medicina tradicional. Refira-se que a venda de raízes até acontece nas residências de pessoas. Vezes há que até mesmo alguns não sendo praticantes da Medicina tradicional, ostentam nas suas casas placas anunciando que um familiar que vive no lugar “X” ‘e curandeiro e trata isso mais aquilo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!