O Instituto de Comunicação Social (ICS) de Nampula iniciou em Agosto passado a montagem de seis emissores digitais em igual número de distritos, nomeadamente Malema, Mogincual, Muecate, Mecubúri, Nacala-a-Velha e Ilha de Moçambique, no âmbito do programa de digitalização, cuja concretização está prevista para 2015.
O projecto em curso conta com o apoio financeiro da delegação regional norte da Ciência e Tecnologia. A delegada do ICS em Nampula, Sílvia Afonso, avançou que o projecto de digitalização tem como prioridade os distritos que ainda não dispõem de uma rádio comunitária e a aposta é abranger todos os 21 distritos da província até 2014.
Sílvia Afonso não avançou o valor aplicado na compra dos emissores digitais, mas garantiu que até 2015 as rádios que estão sob alçada do ICS deixarão de ser analógicos. Ela disse que o valor que a sua instituição recebe do Governo Central é insuficiente para comprar emissores digitais simultaneamente, uma vez que cada parelho, no mercado brasileiro, custa entre 600 mil e 800 mil meticais.