No prosseguimento do projecto de “Plantio de Árvores”, promovido pelo Standard Bank, mais de 150 árvores, foram, na sexta-feira, 25 de Outubro, plantadas, na Escola Primária Completa (EPC) Guebo e na EPC Av. das FPLM, em Maputo, com o objectivo de consciencializar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente.
As árvores podem providenciar necessidades de oxigénio para a existência humana ao reterem o dióxido de carbono. Contribuem, igualmente, para a redução da poluição do ar, promovem um ambiente atractivo, calmo e adequado, para a recreação, para além de desempenharem um papel importante no ecosistema, pois são responsáveis por manter mais de cinquenta por cento da biodiversidade.
Esta iniciativa levada a cabo pelo Standard Bank em ambos os estabelecimentos de ensino enquadra-se no âmbito da responsabilidade social, que visa criar um ambiente saudável: “É por isso que um grupo de colaboradores do banco, em conjunto com os alunos e professores, procedeu ao plantio de árvores em duas escolas primárias em Maputo”, enfatizou Alfredo Mucavela, director de Marketing e Comunicação do Standard Bank.
Ao todo, foram plantadas mais de 150 árvores, das quais aproximadamente 80 na EPC Guebo e 70 na EPC Av. das FPLM. Na ocasião, os colaboradores do banco e os professores daquelas unidades educacionais transmitiram aos alunos mensagens sobre a importância das árvores para o meio ambiente. “Muitas vezes, quando as crianças vêm frondosas árvores não entendem donde é que elas vieram. Hoje, os petizes tiveram a oportunidade de aprender que as árvores existem porque alguém as plantou e, acima de tudo, cuidou delas”, disse Alfredo Mucavela, acrescentando que o banco, no âmbito deste projecto vai procurar abranger maior número possível de escolas.
“Algumas das razões que nos motivam a continuar é que, além de sermos um banco socialmente responsável, vemos, por um lado, a satisfação no semblante das crianças ao plantarem árvores e, por outro lado, constatamos que as árvores plantadas, igualmente, nas escolas, no início do projecto, estão a ser bem tratadas”, referiu.
Para Tércia Machava, directora da EPC Guebo, o projecto do Standard Bank representa uma mais-valia para a escola: “Conforme podem ver, a nossa escola localiza-se numa zona propensa à erosão e não dispõe de espaços verdes. As árvores que hoje plantamos vão conferir beleza, dando vida à escola”, frisou.
Num outro desenvolvimento, Tércia Machava agradeceu ao banco pela iniciativa que coincidiu com as celebrações do Dia dos Continuadores moçambicanos. “Este foi o melhor presente que as crianças receberam pelo que vamos criar um grupo em cada turma para envolvê-las no cuidado das árvores”.
Por sua vez, Armindo Lissai, director da EPC Av. das FPLM comentou nos seguintes termos: “Esperamos que os nossos alunos consigam cuidar adequadamente das árvores que o Standard Bank plantou com eles, para que daqui a algum tempo, tenham mais sombra na escola e frutas para comerem”.