Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Inicia recenseamento de requerentes de asilo

O Instituto Nacional de Apoio ao Refugiado (INAR), em coordenação com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), leva a cabo, de 6 de Outubro à 17 de Novembro de 2010, o recenseamento nacional de verificação física de todos os requerentes de asilo e refugiados acolhidos em Moçambique.

Trata-se do quarto censo que tem por objectivo essencial colectar e confirmar informações sobre os refugiados que residem em Moçambique, actualizar os estatutos de refugiados, incluindo actividades que desenvolvem no nosso país.

O recenseamento permitirá também, ao governo moçambicano e Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, a colecta de informações e identificação de eventuais casos de vulnerabilidade que careçam de uma especial atenção e possíveis soluções convenientes.

Jorge Mabunda, administrador da Base de Dados do INAR, em Nampula, disse tratar-se de uma iniciativa de âmbito nacional, cujo processo facilitará ao governo a ter uma boa planificação e controlo dos refugiados residentes em Moçambique.

De acordo com a fonte, Nampula conta com um total de 7.215 refugiados a residirem formalmente com requerimentos de asilos, dos quais 6.111 refugiados vivem no Centro de Acolhimento de Maratane.

Mabunda sublinhou que todas as condições logísticas foram já criadas, incluindo recursos humanos, segurança por parte dos homens da lei e ordem (PRM), visando a materialização do referido projecto.

O Centro de Acolhimento de Refugiados de Nampula acolhe para além da minoria do povo que vem da Serra Leoa, Libéria, Mauritânia, Uganda, Sudão e Etiópia, grande parte de refugiados são oriundos de Congo, Burundi, Ruanda e Somália.

De referir que Maratane vai acolher no próximo dia 6 a 18 de Outubro, o arranque do senso, enquanto que as outras províncias têm o calendário diferente até 17 de Novembro próximo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts