Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Infra-Estruturas sanitráias e escolares longe das comunidades

Na província de Cabo Delgado, apesar do trabalho que está sendo feito pelo governo na construção de escolas e unidades sanitárias, estas infraestruturas continuam muito longe das comunidades, chegando- se a ponto de as pessoas percorrem 40 a 70 quilómetros para alcançar um centro ou posto de saúde, segundo disse na semana passada em conferencia de imprensa na cidade de Nampula, Leopoldo Ernesto, relator da Comissão dos Assuntos Sociais, do Género e Ambientais, que acaba de visitar aquele ponto do país.

Segundo o referido deputado da Assembleia da República, a situação é preocupante e exige das autoridades governamentais do nosso país um esforço redobrado para que seja corrigida. Mas, acredita que no presente quinquénio muito venha a ser feito por forma a reduzir as distâncias que separam as comunidades das unidades sanitárias e escolas naquela província.

Na área da educaçao vimos que há alguma realização, no concernente à construção e apetrechamento de escolas na província de Cabo Delgado. Mas, mesmo assim, junto das comunidades existem problemas de escolas secundárias e primárias completas que são, ainda, são insuficientes. Aliás, ainda continuam estar longe das comunidades que deviam beneficiar delas, disse.

A fonte acrescentou que um outro problema que a referida comissão constatou no sector de educação em Cabo Delgado, relaciona-se com a superlotação das turmas, facto que, nalguns casos, contribui para o fraco aproveitamento pedagógico dos alunos. Todavia, conforme a comissão parlamentar registou, há situações de contratação de professores não formados em detrimento dos formados.

Não obstante, o grupo daqueles deputados acredita que, com a criação ou entrada em funcionamento de mais centros de formação de professores de diferentes níveis de ensino na província de Cabo Delgado, esse problema poderá ser ultrapassado, contribuindo, deste modo, para a melhoria de qualidade do processo.

Na área da saúde verificámos o mesmo fenómeno da distância entre a comunidade e um centro ou posto de saúde na província. Distâncias que, segundo fomos reportados, variam entre 40 e 70 quilómetros, o que é extremamente preocupante, disse o relator. Contudo, diz estarem a registar alguns avanços na construção de novas unidades sanitárias em várias regiões de Cabo Delgado, embora haja défice de quadros, com destaque para enfermeiros, médicos e especialistas de determinadas áreas da saúde.

Depois da província de Cabo Delgado, a Comissão dos Assuntos Sociais, do Género e Ambientais deslocou-se à província de Nampula, devendo escalar sucessivamente os distritos de Memba, Nacala-Porto, Angoche e Mogovolas. Em Nampula, a comissão já manteve um encontro com o governador provincial, Felismino Tocoli além dos directores provinciais da Educação, Saúde, Mulher e Acção Social, Juventude e Desporto, Acção ambiental, do Trabalho e dos Assuntos Religiosos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts