O Instituto Nacional de Estatística (INE) indica que a cidade do Maputo registou no final de Julho uma inflação acumulada de 11.95%, mais de dois pontos percentuais acima do máximo nacional estabelecido pelo governo para este ano.
Segundo esses dados, divulgados esta semana pelo INE, a evolução da inflação no mês de Julho é a mais alta dos últimos três anos e confirma o cenário traçado por alguns economistas e pelo próprio Banco de Moçambique, que perspectivam níveis de dois dígitos, contrariando deste modo, as metas do executivo que definiu 9.5%, como o limite para 2010.
Segundo o INE só no mês de Julho a inflação registou um crescimento na ordem de 1,54%, comparativamente ao mês de Junho, tendo contribuído para o efeito, a subida dos preços de produtos alimentares, incluindo bebidas não alcoólicas.
Numa análise dos primeiros sete meses do ano, o INE indica que o Tomate, o Arroz, a Couve, o Alface, a Cebola, o Petróleo para Iluminação e a Gasolina, foram os produtos cujo agravamento de preços teve maior impacto no total da inflação acumulada, tendo contribuído com 6,81%.
Relativamente a igual período do ano anterior, os preços do mês de Julho registaram um aumento na ordem dos 16,10%.