Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Inflação anual na SADC com sinais mistos em Setembro de 2011

A apreciação da divisa moçambicana, o Metical, face ao Rand, contribuiu, em Outubro de 2011, para a inflação média anual desacelerar para 11,87%, contra 12,46% do mês anterior, como reflexo do comportamento favorável dos preços dos produtos importados da África do Sul.

Já em Setembro passado, a inflação homóloga nalguns países da África Austral apresentou sinais mistos, tendo agravado no Malaui, Maurícias, África do Sul, Tanzânia e Zâmbia e reduzido em Angola e Botsuana para 11,9% e 8,6%, respectivamente, segundo o Banco de Moçambique (BM), que realça que na Zâmbia a inflação anual reduziu para 8,7%.

No mesmo período, o USD continuou a registar ganhos em relação à maior parte das moedas da região, com a excepção da Rupia, das Maurícias, e do Metical, que continuaram a acumular apreciações nominais em relação à moeda norte-americana, segundo ainda o banco central moçambicano.

Ainda em Setembro deste ano, os preços médios das principais mercadorias nos mercados internacionais evoluíram em sentidos divergentes, com incrementos mensais dos preços do arroz em 6,6%, algodão em 2,2% e brent em 0,7%, contra reduções nos preços de ouro em 11,0%, açúcar (7,8%), milho (4,5%), alumínio (3,7%) e trigo (3,4%).

PIB dos EUA

Entretanto, o crescimento anual do Produto Interno Bruto (PIB) poderá atingir 1,6%, nos Estados Unidos da América (EUA), e 0,6%, no Reino Unido, numa altura em que a inflação irá ser agravada em 10 pontosbase (pb) nos EUA, para 3,9% e 70 pontos-base no Reino Unido, para 5,2%, tendo registado uma variação nula no Japão e permanecido estável na Zona Euro, em 3,0%.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts