Moçambique deverá ter uma inflação abaixo de 5%, até finais deste mês de Dezembro de 2012, e abaixo da programada pelo Governo de 5,6%, segundo projecções do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Este nível do comportamento é devido à redução dos preços de bens alimentares e não alimentares que se vêm registando desde Janeiro de 2012 e à política de controlo do custo da vida que está a ser feito pelo Governo, segundo Ernesto Samo, do Departamento de Preços e Conjuntura do INE.
Dados, entretanto, recolhidos nas cidades da Beira, Nampula e Maputo por aquela instituição indicam que, em Novembro último, o agravamento dos preços foi na ordem de 1,06% com a divisão das bebidas não alcoólicas e alimentação a contribuir com 1,64%.
Já no que respeita à inflação acumulada, o INE diz que de Janeiro a Novembro últimos o país registou uma subida de preços de cerca de 0,94%, representando uma aceleração de 1,05 ponto percentual, em relação a Outubro de 2012.
A inflação homóloga foi de 2,33%, o correspondente a uma aceleração face à infl ação do mês anterior de 0,53%.
