A Indonésia anunciou oficialmente, esta quinta-feira (9), um projecto de 263 milhões de dólares para construir um muro gigantesco ao longo da costa da sua capital, Jacarta, com o intuito de proteger moradias e empresas contra inundações.
A temporada de chuvas do ano passado parou Jacarta quando um rio transbordou e alagou o distrito empresarial no centro, deixando milhares de pessoas ilhadas e danos de 580 milhões de dólares.
Com 40 por cento da capital já abaixo do nível do mar, a expectativa é que a situação só piore para a cidade de 10 milhões de pessoas, uma vez que a terra está a ceder por causa do bombeamento excessivo de água do subsolo.
Resolver o problema foi uma promessa do presidente eleito, Joko Widodo, durante o seu mandato à frente do governo de Jacarta. “Este projecto é uma necessidade”, afirmou o ministro das Finanças, Chairul Tanjung, aos repórteres depois de uma cerimónia de divulgação da obra.
“Se não fizermos nada, em 2050 Jacarta irá afundar devido ao rápido desmoronamento do solo e ao aumento do nível do mar”. O muro, que foi concebido em parceria com as autoridades de infraestrutura e meio-ambiente da Holanda, deve ser capaz de resistir às marés altas e à elevação dos mares pelo menos até 2030.