Agentes económicos nacionais foram cépticos, em Setembro de 2012, no que respeita aos índices do volume de negócios e das remunerações, cujos níveis de queda foram de 1,9% e 0,1%, respectivamente. Apenas foram optimistas no que se relaciona com o índice geral de emprego, cuja taxa de aumento foi de 0,7%, de acordo com a mais recente avaliação do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre o nível de percepção dos agentes económicos moçambicanos sobre o estágio mensal da evolução da economia.
A mesma instituição explica, quanto à queda do índice do volume de negócios em Setembro, que a mesma é resultado da diminuição do volume de produção de minerais não metálicos, ou seja, cimento, e da redução do volume de produção de metais de base, mais concretamente, alumínio.
Os sectores da Indústria, Comércio, Transportes e Outros Serviços tiveram índices negativos de 6,0%, 1,0%, 0,4% e 3,4%, respectivamente, enquanto os de Energia e do Turismo registaram índices de 6,8% e 0,3%, respectivamente, e foram os únicos que em Setembro último tiveram índices do Volume de Negócios positivos.
Já sobre a subida do índice do emprego em Setembro, comparativamente ao mês de Agosto último, o INE indica que o sector do Comércio registou uma diminuição em 0,1%, contra o aumento da Indústria em 3,4% e de Outros Serviços em 0,1%, enquanto os sectores dos Transportes e do Turismo mantiveram-se estáveis.
Comparando com o mês homólogo de 2011, os índices globais de Setembro de 2012 registaram um aumento signifi – cativo de 12,6% para o Volume de Negócios, 2,1% para o índice de Emprego e 8,4% para o índice de Remunerações.
Refira-se, entretanto, que o INE tem vindo mensalmente a reportar o quadro geral da evolução, no curto prazo, de indicadores homogéneos do sector real da economia sob a forma de índices estruturados segundo a classifi cação das actividades económicas de Moçambique.