Incêndios registados na Colômbia causados por criminosos e secas destruíram 68.000 hectares de floresta nativa em diferentes regiões do país até agora neste ano, afirmou o Ministério do Meio Ambiente nesta quinta-feira.
A área destruída pelo fogo na Colômbia em 2015 é maior do que a extensão territorial de Santiago, a capital do Chile. “Já estamos com 68.000 hectares destruídos em 2.952 incêndios em diferentes regiões do país”, disse a jornalistas o ministro do Meio Ambiente, Gabriel Vallejo.
O ministro alertou sobre a possibilidade de um aumento dos incêndios florestais diante da proximidade do fenómeno El Niño, que começa a se manifestar com altas temperaturas e baixo nível de chuvas na maior parte do país.
A Colômbia tem mais de 59 milhões de hectares de florestas, mais da metade do seu território. Mas o país perde anualmente mais de 100.000 hectares como consequência da extracção de madeira, mineração ilegal, a conversão para lavouras e incêndios florestais, de acordo com estatísticas do governo.