O Governo de Moçambique considera que o incêndio de grandes proporções que deflagrou no passado dia 19 do corrente mês, no porto de pesca da cidade da Beira, província central de Sofala, não vai afectar o plano de captura de camarão.
Reunido na sua segunda sessão ordinária do Conselho de Ministros na terça-feira, o executivo do presidente moçambicano, Armando Guebuza, analisou o incêndio ocorrido na Beira, tendo concluído que o mesmo também não vai comprometer as obras de reabilitação do Porto da Beira, iniciadas no ano transacto. O referido incêndio destruiu por completo duas embarcações da PESCAMAR, empresa vocacionada na captura do camarão, sem no entanto, causar vítimas mortais.
“O incêndio ocorrido no porto de pesca da Beira está ainda a ser analisado e foi nomeada uma comissão de inquérito que deverá indicar as causas e os danos causados. Mas podemos avançar a reabilitação do porto não ficou comprometida e nem o plano de captura de camarão porque a PESCA-MAR possui mais barcos para substituir os que arderam” garantiu a imprensa Alberto Nkutumula, porta-voz do Governo.
Na altura do incêndio, José Vilas, director executivo da PESCA-MAR (empresa de pescas de capitais mistos espanhóis e moçambicanos) disse que a sua empresa perdeu nos últimos seis meses três embarcações.
Vilas explicou igualmente que as referidas embarcações fazem parte do último lote de barcos de pesca modernizados adquiridos pela sua empresa há três anos. A PESCA-MAR já abriu um inquérito para apurar as causas do incêndio.

