Duas crianças da mesma família morreram carbonizadas em consequência de um incêndio de grandes proporções que destruiu por completo uma residência no posto administrativo de Chicumbane, distrito de Xai-Xai, na província de Gaza.
Segundo o jornal Diário de Moçambique, os dois menores, Efigência e Ângelo, de dois e quatro anos, respectivamente, encontraram a morte às zero horas de domingo, altura em que alegadamente a mãe se encontrava a brincar, algures no bairro, na companhia de amigos, depois de ter deixado uma vela acesa no quarto em que as duas crianças se encontravam a dormir, sem que alguém (adulto) estivesse para os acompanhar, segundo apuramos ontem junto dos vizinhos.
“Fui comunicado às zero horas e quando cheguei na residência esta já estava toda em cinzas. Não havia nada por recuperar. As crianças também estavam todas carbonizadas e a mãe dos menores ainda se encontrava nas barracas a beber e a dançar. Perdeu os filhos, a casa e os bens por causa de brincadeiras”, disse Rafael Mariquele, chefe do bairro 2 de Chicumbane, a 17 quilómetros a Sul da cidade de Xai-Xai.
“Quando a casa queimou eu estive na loja a comprar velas porque nessa altura não havia corrente eléctrica”, disse a mãe das crianças, refutando todas as acusações segundo as quais os menores encontraram a morte quando ela estava na bebedeira.