Seis pessoas da mesma família estão sem abrigo desde princípios da noite de quarta-feira (05) devido a um incêndio que destruiu na totalidade a casa na qual viviam, no bairro suburbano de Natikiri, na cidade de Nampula.
O fogo deflagrou por volta das 18h30. Não houve vítimas humanas porque na altura da desgraça ninguém se encontrava dentro da residência.
Os lesados são Anastácio José, de 25 anos de idade, e Ana Joaquim, de aproximadamente 24 anos de idade. O casal vive ao relento com quatro filhos, dois dos quais em idade escolar mas nenhum deles estuda.
Em declarações ao @Verdade, José disse que a tragédia foi provocada por uma vela que sua esposa deixou acesa na sala e próximo a uma cortina da janela. Em pouco tempo, o domicílio erguido com base em material precário ficou reduzido a cinzas e não foi possível recuperar nada por causa da intensidade das chamas.
O nosso entrevistado admite que mesmo se tivesse pedido a intervenção do Serviço Nacional de Salvação Pública não teria sido possível evitar o pior porque o acesso à zona onde vive é difícil em virtude das construções desordenadas.
O casal é desempregado, vive longe de outros parentes e a sua sobrevivência depende de pequenos trabalhos remunerados que consistem na extracção e venda de areia para construção civil e fabrico de blocos de cimentos.
Segundo José, não se sabe ainda como reconstruir a habitação porque não há meios para o efeito. Na última noite, ele a família dormiram ao relento e sem cobertores, perante o olhar impávido dos seus vizinhos.