Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

INAM prevê bom tempo para o final de semana

O estado de tempo que afecta a cidade e província de Maputo poderá registar melhorias a partir da tarde de quinta-feira, depois das intensas chuvas que caíram a partir da madrugada até a manhã de quarta-feira, causando danos avultados ainda por quantificar. A AIM apurou junto ao Instituto Nacional de Gestão de Calamidade (INGC), que a precipitação registada em Maputo entre a madrugada e manhã de quarta-feira atingiu cerca de 100 milímetros.

As fortes chuvas interromperam, durante algumas horas, a circulação normal do trânsito rodoviário nalgumas artérias da cidade, situação que se traduziu em grandes enchentes nas paragens em consequência da falta de transporte. Contudo, o Departamento de Análise e Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a melhoria do estado de tempo na primeira metade de quinta-feira e ao longo do final de semana.

“A previsão é de que as chuvas se prolonguem de forma intermitente até as primeiras horas de amanhã (quinta-feira), podendo influenciar a província de Gaza, sobretudo no extremo sul, com intensidade moderada e acompanhada de trovoadas. Mesmo assim, prevemos bom tempo para a cidade e província de Maputo durante o final de semana”, disse a AIM o meteorologista Mussa Mustafa.

Na ocasião, Mustafa explicou que as chuvas registadas em Maputo estão associadas a um sistema de baixas pressões que se formou no interior de Botswana, Sábado último e que nesta fase desloca-se em direcção ao Oceano Índico, atravessando África do Sul e Moçambique resultando na queda de precipitação.

“Estas chuvas não são de formação interna, isto é, elas são resultantes de um sistema de baixas pressões que se formou em Botswana, no dia 23 de Janeiro corrente e nesta fase, a tendência é de se deslocarem para o Oceano Índico, atravessando África do Sul e Moçambique e resultando em chuvas”, sublinhou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts