O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) passa a contar com maior capacidade de monitoria do estado de tempo e aviso prévio, sobre ocorrência de fenómenos meteorológicos extremos no País, como resultado do memorando de entendimento assinado, segunda-feira, 16 de Abril, com a empresa norte-americana Earth Networks.
À luz deste memorando, a Earth Networks vai implantar e operar, no nosso País, um sistema de detecção de relâmpagos e uma rede de observação e monitoramento em tempo real de estações automáticas, o que vai resultar na melhoria da capacidade técnica do INAM e na geração de produtos e serviços comerciais para diversos segmentos económicos e sociais.
A rede, a ser instalada, tem a capacidade de fornecer dados que permitem a realização de previsões de tempo de hora em hora, o que vai ajudar as entidades responsáveis pela segurança, protecção e mitigação pós-desastres a dar alertas rápidos e fiáveis à população e, por via disso, salvar vidas e minimizar os danos materiais.
Para a vice-ministra dos Transportes e Comunicações, Manuela Rebelo, a assinatura deste memorando de entendimento enquadra-se nos esforços que o Governo tem vindo a envidar na busca de soluções e parcerias, visando a melhoria da capacidade de monitoria do tempo e do clima.
“Moçambique tem estado a conhecer uma ocorrência cíclica de eventos de tempo e clima de magnitude extrema, nomeadamente cheias, secas, ciclones, vendavais, descargas eléctricas, entre outros, que resultam em perdas de vidas e infraestruturas tais como escolas, unidades sanitárias, prejudicando e retardando o desenvolvimento socioeconómico do País”, disse Manuela Rebelo.
Por seu turno, Dean Pitman, embaixador dos Estados Unidos da América em Moçambique, a parceria com a Earth Networks vai melhorar, significativamente, a prontidão e a capacidade de resposta dos serviços meteorológicos do País. “A rede oferece ferramentas que permitem obter dados actualizados sobre as condições climatéricas e isso vai beneficiar os cidadãos e, nalguns casos, ajudar a salvar vidas”, considerou o diplomata.
A implementação deste sistema de aviso prévio vai permitir ao INAM emitir alertas atempados de trovoadas perigosas, ventos fortes e marés de tempestade, bem como alertas detalhados para localizações específicas.
A assinatura deste memorando é o culminar de um projecto-piloto iniciado em 2014 e que consistiu na instalação de uma rede constituída por 11 estações em todo o território nacional. Em 2017, a rede detectou mais de 9.6 milhões de descargas atmosféricas no País.
A Earth Networks é uma rede meteorológica que opera em mais de 90 países e que possui mais de 10.000 estações exclusivas, cujos dados são actualizados a cada dois segundos, o que permite fornecer previsões de tempo exactas e alertas sobre condições climáticas severas como trovoadas, chuvas fortes, granizo, ventos fortes, relâmpagos, entre outras.