Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

INAM faz antever boa campanha agrícola para o centro e norte

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), antevê a ocorrência de chuvas normais com tendência acima do normal e vice-versa para zonas centro e norte e normais a abaixo do normal no sul do país, durante a campanha agrícola 2010/11. Falando segunda-feira, em Maputo, a margem do encontro de apresentação, pelo INAM, da Previsão Climática Sazonal para o período de Outubro a Dezembro de 2010 e Janeiro a Março de 2011, Heiten Gentilal, do Ministério moçambicano da Agricultura, disse que estes fenómenos fazem antever uma boa campanha para as zonas centro e norte e ponderada para a região sul.

Segundo explicou, o facto é que a precipitação tida como normal na maioria dos casos tem se revelado deficitária dai que as autoridade ligadas a área da agricultura precisam de monitorar o fenómeno para se poder classificar, com segurança, o que será a próxima campanha agrícola.

De acordo com a Previsão Climática Sazonal do INAM, apresentada pelo meteorologista Arlindo Meque, para as províncias de Tete, sudeste da Zambézia, norte de Sofala e extremo norte de Manica há probabilidade de ocorrência de chuvas acima do normal com tendência para o normal.

Para o sul das províncias de Niassa e Nampula, norte da Zambézia, Maputo, Gaza, Inhambane e grande parte de Manica e sul de Sofala, a previsão aponta para a ocorrência de chuvas normais com tendência para acima do normal.

Para o extremo norte da província de Cabo Delgado e parte norte de Niassa prevê-se a ocorrência de chuvas normais com tendência para abaixo do normal. Na maior parte das províncias de Cabo Delgado, Niassa, Nampula, Zambézia e parte de Tete a antevisão é de ocorrência de chuvas acima do normal com tendência para o normal.

Para o nordeste das províncias de Cabo Delgado, Tete, Manica e Sofala e no extremo norte das províncias de Inhambane e Gaza, a probabilidade é de ocorrência de chuvas normais com tendência para acima do normal.

Os dados indicam que para a província de Maputo e grande parte de Inhambane e Gaza a probabilidade é de ocorrência de chuvas normais para abaixo do normal.

Estes dados, segundo o INAM, estão sujeitos a um reajustamento mensal de acordo com o evoluir dos fenómenos climatéricos internos e internacionais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts