A Importadora Moçambicana de Petróleos, Lda. (IMOPETRO) reitera que existe gás doméstico (GPL) em quantidades suficientes para responder às necessidades do país. Segundo a IMOPETRO, as importações deste produto decorrem a bom ritmo e as quantidades ultrapassam os volumes importados anteriormente.
Em comunicado, a IMOPETRO refere que o processo de venda ao público mantém-se a um ritmo superior ao praticado nos meses anteriores, mesmo comparando com os meses de maior consumo.
Entretanto, nos principais postos de venda do gás doméstico registam-se enchentes enormes e pouca disponibilidade do produto, uma situação que poderá derivar de açambarcamento.
A IMOPETRO reconhece a existência de limitações na distribuição de gás, bem como de casos de açambarcamento e diz que esta situação traduz-se numa certa perturbação, que se verifica no mercado.
Desta feita, a IMOPETRO reconfirma que “as quantidades de GPL existentes no país e as que se encontram a chegar, permitem que se garanta o normal abastecimento do mercado, tal como já está a ser feito e não se justifica a formação de longas bichas para a compra do gás doméstico.
Estão a ser vendidas cerca de 5.000 garrafas por dia”. Por outro lado, refere que o preço de venda ao público não foi alterado. A importadora nacional garante que estão também asseguradas importações que satisfarão as necessidades para a quadra festiva que se aproxima, mesmo considerando o aumento de consumos que normalmente acontece e o facto de não ter havido importações desde 17 de Outubro passado.