Uma exposição de Arqueologia vai exibir, no próximo mes de Junho no Museu de Marinha, na Ilha de Moçambique, no Norte do pais, peças recolhidas no fundo do mar.
A exposição será inaugurada no dia 25 de Junho, aniversario da Independência de Moçambique, e as peças foram recolhidas pela parceria Arqueonautas e Património Internacional (Moçambique), segundo o Boletim “A Ilha – Património da Humanidade”, na sua edição de Março ultimo.
Espera-se que nessa data seja também oficialmente inaugurado o Museu de Marinha, sendo ainda necessário concluir os trabalhos já agendados para arranjo das instalações. Estas decisões foram tomadas no decorrer de um encontro entre o director nacional de Cultura, Domingos do Rosário, e o presidente do Conselho de Administração da Património Internacional SA, Jacinto Veloso.
Veloso é um General na reserva e autor do livro ‘O Voo Rasante”. Espera-se que alguns objectos em prata e ouro, recuperados há algum tempo e ate agora depositados no Banco de Moçambique, venham a figurar na exposição. Para esse efeito terão de ser criadas condições de segurança, segundo apurou a AIM.
Recorde-se que o Mundo reflectiu no decurso desta semana sobre o contributo dos museus no desenvolvimento sóciocultural, durante a passagem do Dia Internacional dos Museus (18 de Maio) que decorreu sob o lema “Museus e Turismo”.