Decorre desde último sábado (09) na cidade da Ilha de Moçambique, em Nampula, o torneio local de futebol feminino, com a duração de 15 dias, envolvendo 12 equipas provenientes de diferentes bairros daquela parcela do país.
Promovida pela Associação Distrital de Futebol da Ilha de Moçambique, em parceria com Conselho Municipal daquela cidade, o torneio tem por objectivo intensificar as mulheres com talento futebolístico para o desenvolvimento da modalidade no seio daquela camada social.
Segundo Momade Age, vice-presidente da Associação de Futebol na Ilha de Moçambique, aquela agremiação necessita de promover a prática do desporto, sobretudo o futebol feminino, uma vez que as equipas distritais de futebol masculino estão penalizadas pela Federação Provincial de Futebol, devido ao elevado número de processos disciplinares. Em resultado disso, as referidas equipas estão impedidas de participar nas competições provinciais, vulgo “Nampulense” num período de três anos.
Além de futebol, a edilidade, em parceria com a Direcção Distrital da Juventude e Desporto na Ilha de Moçambique, pretende criar nos próximos anos várias equipas femininas e masculinas, nas modalidade de voleibol, futsal, basquetebol, andebol, boxe e karate.