Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

IIAM quer maior intervenção dos parceiros

A falta de parceria entre o Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) e outras entidades internacionais que desenvolvem as suas actividades na área de agricultura, na transferência de tecnologias para o camponês, considerado principal produtor de alimentos no país, constitui o principal nó de estrangulamento para eficácia e eficiência desse processo, segundo disse à nossa Reportagem, Calisto Bias, director do IIAM, no âmbito da reunião regional de investigaçao que terminou, sexta-feira passada, na cidade de Nampula.

A fonte disse acreditar que, dada a importância de que se revestem a transferência de tecnologias agrícolas para o produtor, com vista ao aumento da produção e produtividade, o encontro de Nampula permitirá encontrar formas correctas de entendimento que possibilitem que essas tecnologias cheguem a tempo aos camponeses.

Esperamos discutir seriamente este assunto com os nossos parceiros durante esta reunião. É que a falta de parcerias entre eles e nós constitui o grande constrangimento que faz com que o sector produtivo não tenha acesso a essas tecnologias, salientou.

Por conseguinte, o director do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique disse que em termos de investigaçao, o seu sector encontra-se, neste momento, a trabalhar na identificação e combate da praga que está a afectar a cultura de gergelim na província de Nampula, com grande incidência nos distritos de Meconta e Eráti, considerada grandes produtores.

É um problema que nos preocupa tanto neste momento, para não dizer que constitui a grande dor de cabeça para a nossa instituição. Mas, vamos continuar a trabalhar para ver se eliminamos o gorgulho que está a afectar o gergelim, frisou.

Contudo, conforme a fonte, o Centro Zonal Nordeste, localizado na cidade de Nampula, acaba de descobrir novas variedades de gergelim que, a breve trecho, deverá começar com o processo da sua multiplicação com a sua distribuição aos camponeses que praticam esta cultura.

Dados recolhidos pela nossa Reportagem referem que a reunião do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique, referente ao Centro Zonal Nordeste, abordará durante três dias assuntos relacionados com a apresentação dos resultados de investigaçao do referido centro, validação do ambiente interno do centro e divulgação do plano estratégico do IIAM.

Todavia, o encontro considerado de importância crucial, em que esta instituição é chamada a contribuir para o aumento da produção e produtividade, através da transmissão de tecnologias ao sector produtivo, deverá debruçar-se sobre a produção e multiplicação de semente básica, definição de actividades prioritárias para a campanha 2010/2011 e auscultação dos parceiros para a elaboração do plano director do Centro Zonal Nordeste (ZZnd).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts