Maria Luís, 61 anos de idade, é natural da cidade de Nampula e reside no bairro de Namicopo, unidade comunal de Saua-saua. Encontra-se a cuidar de três netos abandonados pelos pais há seis anos. A mais nova, Zaina Augusto, tem seis anos de idade. Os restantes chamam-se Inoque Augusto e Jumência Augusto.
A mãe dos petizes viria a falecer em 2006 algures em Nampula. Nesse mesmo ano o pai juntou-se maritalmente com uma outra mulher, com a qual reside actualmente. Aliás, ele vive também em Namicopo, mas não visita os seus filhos mesmo quando ficam doentes.
A vida dos petizes tem sido de sacrifícios. Percorrem longas distâncias para buscar lenha enquanto a avó procura o que comer. Eles abandonaram a escola por falta de material escolar e outro material inerente aos estudos.
Em entrevista ao @verdade, Maria Luís contou que quando a sua filha faleceu os miúdos ainda eram muito pequenos. Na altura Zaima Augusto tinha apenas três meses de vida e não havia quem pudesse cuidar dela ou lhe comprar leite.
A idosa afirmou que está a enfrentar várias dificuldades, dentre elas a falta de alimentação, vestuários e de dinheiro para custear alguns serviços básicos como a saúde, e a educação do meninos.
Para levar a vida avante, a anciã conta com o apoio dos seus familiares. Estes “dão o que podem e disso não me queixo porque já não tenho forças para trabalhar”.
Maria Luís pede apoio às pessoas de boa vontade para melhorar a cobertura da sua casa que pouco a pouco vai cedendo a pressão do tempo. Disse também estar apreensiva porque a época chuvosa se aproxima.