Uma explosão provocada por um homem-bomba matou ao menos dez pessoas e feriu pelo menos uma durante um ataque contra uma mesquita no norte da República dos Camarões, nesta quarta-feira, disseram autoridades da província do Extremo Norte, no mais recente ataque ligado ao grupo militante Boko Haram.
O grupo militante islâmico, originário do nordeste da Nigéria, intensificou seus ataques nos países vizinhos Camarões, Chade e Níger desde o ano passado. Muitos dos ataques mais recentes em Camarões foram realizados por mulheres.
“O ataque suicida ocorreu às 5h40 (1h40, pelo horário de Brasília) numa mesquita em Kouyape. Houve 13 mortes, incluindo o homem que se explodiu e um ferido”, disse uma autoridade local que não quis ser identificada.
Outra autoridade local de alto escalão disse que ao menos 10 pessoas morreram. O Boko Haram tem conduzido uma campanha que já dura seis anos para instalar um Estado islâmico no nordeste da Nigéria.
Os países vizinho juntaram-se numa ofensiva contra o grupo, e o conflito se espalhou por suas fronteiras, deslocando dezenas de milhares de pessoas.