Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

HIV/SIDA: Irlanda disponibiliza 60 milhões de euros

O Governo da Irlanda, em parceria com a Fundação Clinton, vai apoiar Moçambique para aumentar o acesso aos cuidados de saúde básicos e de luta contra o HIV/SIDA, através de uma contribuição no valor de 60 milhões de euros que serão desembolsados ao longo dos próximos cinco anos.

Desde o ano de 2003, a Irlanda, em parceria com a Fundação Clinton, tem vindo a apoiar Moçambique no sector da saúde, particularmente na resposta nacional na luta contra o HIV/ SIDA.

“Ao abrigo desta parceria, a Irlanda contribuirá para Moçambique, nos próximos cinco anos, com um total de sessenta milhões de Euros, equivalente a desembolsos anuais de doze milhões de Euros, a serem canalizados através do Fundo Comum de Apoio ao Sector Saúde (PROSAÚDE)”, refere um comunicado de imprensa, recebido, quarta-feira, pela AIM.

Este compromisso elevará o apoio financeiro da Irlanda a Moçambique para 136 milhões de euros, no período compreendido entre 2003-2015. Por outro lado espera-se que esta parceria, entre o Governo da Irlanda e a Fundação Clinton (CHAI), reforce cada vez mais o financiamento das prioridades do sector e, em particular, o sistema de prestação dos cuidados de saúde básicos com equidade e qualidade na resposta ao HIV/ SIDA em Moçambique.

Em Julho de 2003, estes parceiros assinaram o primeiro Memorando de Entendimento que visa apoiar o Sistema Nacional de Saúde na expansão do acesso aos serviços de saúde básicos integrados a toda a população moçambicana, incluindo o tratamento para o HIV/ SIDA.

“Como resultado desta parceria, entre 2003-2010, a Irlanda disponibilizou a Moçambique um total de 76 milhões de euros para serem aplicados em programas integrados de prevenção, cuidados e tratamento ao HIV/SIDA e no reforço do Sistema Nacional de Saúde, os quais foram canalizados através do PROSAÚDE”, refere o documento.

Uma avaliação recente sobre o impacto e eficácia desta parceria, indicou progressos e resultados significativos para além de mostrar como uma Iniciativa Global e um Doador Bilateral podem trabalhar juntos e com sucesso no apoio aos governos para o alcance das metas dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

Neste contexto, e mais uma vez, o Governo da Irlanda e a Fundação Clinton decidiram continuar a fortalecer esta parceria em Moçambique e formalmente assinaram, em Janeiro de 2011, um novo Memorando de Entendimento.

Moçambique regista enormes progressos na prestação de cuidados de saúde e na resposta ao HIV/SIDA com apoio de todos os parceiros do sector da saúde. Aliás, em Dezembro de 2010, mais de 235 mil pessoas, incluindo crianças, vivendo com o HIV/SIDA recebem tratamento Antiretroviral em todo o país.

A Ajuda Irlandesa está desde 1997 envolvido no apoio ao desenvolvimento em Moçambique, actuando em vários sectores e é um forte parceiro do Ministério da Saúde, com doações anuais avaliadas em mais de treze milhões de euros, num programa total de quase 50 milhões de euros por ano.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts