Cerca de 130 mil trabalhadores de 840 empresas do sector privado em Moçambique beneficiaram de sensibilização, testagem do HIV/SIDA e tratamento antiretroviral, bem como de redes mosquiteiras devidamente tratadas nos últimos cinco anos.
Esta informação foi avançada, Quarta-feira, em Maputo, pela presidente da Associação de Empresários contra o HIV/ SIDA, Malária e Tuberculose (ECOSIDA), Natividade Bule, após ser recebida em audiência, juntamente com outros membros da agremiação, pelo Presidente da República, Armando Guebuza, que é Patrono da iniciativa.
Segundo Bule, nos últimos anos, para além de sensibilizar os trabalhadores para a adopção de comportamentos preventivos contra o HIV/SIDA, Malária e Tuberculose, testagem e tratamento, a ECOSIDA tem estado a trabalhar no sentido de garantir que o trabalhador seropositivo se mantenha no seu posto de trabalho.
“De 2006 a 2011 atingimos mais der 800 empresas, abrangendo mais de 130 mil trabalhadores em actividades de prevenção e testagem do HIV/SIDA, distribuição de rede mosquiteiras, acompanhamento dos doentes no tratamento. Também temos trabalhado para que eles não percam o seu emprego por serem seropositivos. Estamos a idealizar fazer mais porque temos 20 por cento de seroprevalência nas empresas e queremos reduzir para aumentar a produtividade das empresas e o empresariado deve contribuir”, disse.
Bule acrescentou que “a empresa é um local de excelência para incidirmos as acções de prevenção e combate ao HIV/ SIDA porque é onde encontramos os jovens, homens e mulheres que passam maior parte do tempo das suas vidas a trabalhar”.
O encontro com o Presidente da República tinha em vista apresentar o relatório das actividades realizadas pela ECOSIDA entre 2006 e 2011 e perspectivas para o ano de 2012.
Na ocasião, Guebuza instou a agremiação a trabalhar mais e redobrar esforços para atingir os empresários que se encontram nos distritos e localidades, de modo a mudar o cenário actual de prevalência do HIV no país.
A EcoSida é uma iniciativa do sector privado, que conta actualmente com mais de 80 empresas filiadas e que tem a missão de lutar contra o HIV/SIDA no local do trabalho, diminuindo a incidência e a prevalência desta doença no seio dos trabalhadores.
Moçambique tem uma população estimada em mais de 20 milhões de habitantes e informações oficiais mostram que o país tem uma taxa de seroprevalência de 11 por cento.