Esta quinta-feira, o Governador da Zambézia, Francisco Itai Meque, dedicou o dia para visitar Órgãos de Comunicação Social do sector público, no âmbito do conhecimento das instituições que estão na província. Rádio Moçambique, Televisão também de Moçambique e o Instituto de Comunicação Social, foram os alvos de Itai Meque.
Já na Rádio Moçambique, o Governador foi informado que da meta planificada em cerca de 3 milhões de meticais planificados para o primeiro semestre deste ano, aquele órgão conseguiu menos de 50 por cento, ou seja, apenas cerca de 900 mil meticais.
Segundo a própria RM no seu jornal local, o delegado Santana Abílio, disse ao governador que a fraca colecta de receitas condiciona as suas actividades normais, como por exemplo reportagens de campo usando os seus próprios recursos, para além de outras despesas correntes. Mesmo assim, Santana Abílio, diz que há um esforço no sentido de angariar mais receita ao nível local.
As “famosas” viaturas da TVM
Na TVM o governador constatou que há muitas viaturas, mas que as mesmas não são usadas para as viagens. Citando aquilo que a RM avançou, o governador Itai Meque, disse na ocasião que o governo ofereceu viaturas a aquele órgão, mas que as mesmas não são utilizadas nem nas viagens de campo. É dai que, o chefe do executivo da Zambézia, disse que a TVM não podia continuar a viver e a viajar em boleias enquanto o governo deu meios circulantes.
ICS a dor de cabeça
A visita no Instituto de Comunicação Social (ICS), foi marcada por denunciar. O Governador foi informado que no ICS, sumiu misteriosamente um motor de uma viatura Land Cruiser, sem que ate hoje houvesse explicação do paradeiro. E não só, aquele governante viu viaturas avarias só por falta de um amortecedor, motor de arranque, etc.
Em jeito de síntese, o governador diz que encontrou na Zambézia, uma febre de abate de viaturas, algumas até com pequenos fundos poderiam ser postos em circulação, mas os gestores preferem colocá-las em abate. Por isso mesmo, Itai Meque, apelou aos gestores do ICS para que em curo espaço de tempo, possa explicar e trazer-se de volta o motor da viatura que sumiu naquela instituição.