O distrito de Marracuene acolhe no dia 2 de Fevereiro próximo, as cerimónias de Gwaza Muthini. Trata-se de uma data em que se lembra a resistência anti-colonial que opôs os guerreiros comandados por Nwamatibyana, Zihlahla, Mahazule, Mulungu e Mavzaya ao exército colonial português em 1895. Para este ano as celebrações marcam 119 anos dessa festividade tradicional.
O ritual central dessa efeméride realiza-se em Marracuene, com a habitual seita designada “Kuphahla” (uma evocação aos antepassados), seguido de uma deposição de flores nos túmulos onde jazem os restos mortais dos guerreiros e a entoação do Hino Nacional.
Nos últimos anos, a data tem sido associada ao Festival Marrabenta e a outras actividades culturais que terão como ponto essencial um espectáculo musical chamado “Festival Marrabenta Gwaza Muthini”.
A outra vertente desse evento e o “ukanyi”, uma bebida preparada na base de canhú, e é fermentada nas vésperas das festividades para que esteja disponível em quantidades suficientes para todos os participantes.
A batalha de Marracuene foi uma série de combates que se deram naquele distrito, aquando da conquista portuguesa para ocupar o território nacional.